Agilidade, o que é isso?

Agilidade, o que é isso?

Lousa mostrando a palavra agile, agilidade em Inglês
O que agilidade afinal das contas

Agilidade é uma das palavras do momento no mundo dos negócios, mas o que você acha que é ágil? Ser ágil é para você ? Como ser ágil e como fazer minha organização ser (mais) ágil?

Em primeiro lugar devemos entender o que é um negócio ágil, sua concepção e seu comportamento no mercado. Evitar os caminhos errados já um grande começo para quem quer trilhar o caminho correto não é mesmo?

Pois bem, agilidade é fundada em cima de um manifesto, o manifesto ágil. Tal manifesto declarava a visão de diversos membros da comunidade de engenharia de software sobre como melhorar as práticas deste mercado à época.

Assim buscar a agilidade é buscar os seus princípios a saber:

  1. Pessoas e interações são mais importantes que ferramentas e processos;
  2. Software em funcionamento vale mais que documentação abrangente;
  3. Colaboração com o cliente vale mais que negociação de contratos;
  4. Responder as mudanças vale mais do que seguir um plano;

Pessoas e interações versus ferramentas e processos.

Ninguém quer abandonar as ferramentas de controle, ou os processos, mas sim buscar que estas existam para facilitar a interação entre os envolvidos no desenvolvimento do seu produto e quem desenvolve o seu produto são as pessoas do seu time!

Quando o tempo para preencher relatórios, atualizar ferramentas, fazer reuniões, passam a tomar muito tempo de trabalho, ou quebram o raciocínio de quem executa o trabalho, essas ferramentas e processos passam a ser empecilhos para o sucesso do produto. E devem ser revistas.

Software em funcionamento vale mais que documentação abrangente.

Lembre-se o conceito de agilidade veio da área de desenvolvimento de software, mas podemos dizer que uma entrega válida vale mais que a descrição doo que deve ser feito.

Assim escrever roteiros de atendimento, documentação de software, fazer canvas é importante, é, mas colocar seu produto para rodar o mais rápido possível é o mais importante, porque a verdadeira prova de todas as features e pressupostos do produto é o mercado.

Colaboração com o cliente vale mais que negociação de contratos.

A medida do seu sucesso é a medida do sucesso dos que fazem negócios com você, ou seja seus parceiros comerciais, são eles que podem ou não ajudar a divulgar sua marca e seus serviços. Claro que um contrato é essencial para fazer negócios, mas a busca pela colaboração, a situação em que você e seu cliente vençam é o ideal, e o contrato não deve servir de barreira para que possamos sempre maximizar a situação tanto para nós quando para nossos clientes.

Responder a mudanças vale mais que seguir um plano.

Um plano mais perfeito não resiste ao teste da realidade, ou como já dizia o Garrincha: “Já combinou com os russos?”. Não adianta ter um plano, se você não for capaz de se adaptar, pensar e criar alternativas as mudanças de condições. Seu estudo detalhado de mercado sucumbe quando um governo resolve regular, sua solução de compartilhamento de garagens, pode nao sobreviver ao próximo Uber.

Agilidade é a busca pela materialização dos princípios.

Então sempre que o seu framework ágil, o seu coach ou mesmo você estiver se tornando um empecilho pela busca à materialização dos princípios ágeis em sua organização, lembre-se você não está sendo ágil, você está se vestindo de ágil.

Se você gostou do texto deixa uma curtida e se quiser criticar, analisar, ou só deixar um olá, use os comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: